top of page

Manual do Ensaio Externo

Atualizado: 10 de dez. de 2020

Olá!

Tô sabendo que você quer fazer um ensaio externo. E a verdade é que a maioria das pessoas, mesmo as que se dizem não ser fotogênicas, têm vontade de ser fotografado um dia. É muito bom ter uma foto incrível para colocar no perfil das redes sociais... sem falar em porta-retratos e presentes para os familiares. Seus pais e avós vão amar ganhar um porta-retrato com uma fotona sua.


Aqui nesse manual vou dar algumas dicas de como tornar essa experiência algo divertida. Vamos lá?


Pra começar esse papo eu preciso te dar uma dica que pode soar óbvia, mas é muito importante: escolha o fotógrafo certo!

Sério, escolher alguém que você tenha uma conexão, aquela pessoa que vai virar o seu amigo e que vai te deixar confortável é uma das coisas mais importantes na hora de contratar o serviço de ensaio fotográfico. Você precisa estar a vontade no dia das suas fotos. Já imaginou se você investe seu tempo, dinheiro, viagem (em alguns casos), para ir para um lugar com alguém com quem não se identifique? Então já sabe, dá uma ligadinha para o fotógrafo antes de contratar o serviço dele ou vai tomar um café e conversar, tirar suas dúvidas, contar um pouco da sua história e quem é você... Ele certamente estará à sua disposição, assim como eu sempre estou para os meus clientes.

Agora que você já pesquisou e escolheu o fotógrafo certo para as suas fotos vem uma dica simples que é: tenha referências, mas se você quer uma foto específica contrate aquele fotógrafo para fazer.

Calma, o que eu estou tentando dizer é que se você espera uma foto com pose x ou com luz y, mas que você viu no portfólio de outro fotógrafo, não adianta você esperar que o fotógrafo que você escolheu seja capaz ou terá vontade de fazer igual. Ideias e referências são bem-vindas, mas elas servem como inspiração para a construção da linguagem do fotógrafo e não para serem reproduzidas. Cada um tem a sua técnica, olhar e gosto aplicados à sua foto. Dê liberdade para o fotógrafo descobrir a melhor forma de te fotografar.

Nada de apagar a liberdade criativa dele em?!

Já tenho fotógrafo inspirado e nós estamos alinhados para a minha sessão, mas Maçã, e o local das fotos? como eu escolho?

Eu sei que essa é uma das partes mais difíceis. São tantas opções que às vezes dá até um nó na nossa cabeça mesmo fotografando sempre em diversos lugares.

A dica chave aqui é de escolher um lugar que seja a sua cara. Se você, assim como eu, passou a infância na praia velejando e tem um barco, por que não fotografar nele? Ou então você tem uma chácara e gosta de passar o fim de semana por lá de vez em quando... ou quem sabe adora subir montanhas ou cânions? Enfim, vamos para algum lugar que você queira visitar porque afinal de contas, no fundo mesmo, a gente quer que você se divirta passeando. As fotos são a consequência de um dia especial.

Aqui nesse link tem um post sobre lugares para fotografar. Vem conferir depois de terminar o Manual do Ensaio Externo.

Escolhi o lugar, bora? Sim, mas que tal olhar a previsão do tempo antes?

A maioria dos fotógrafos faz ensaios externos apenas durante a semana devido a demanda de casamentos durante o final de semana. Isso pode ser um complicador se você é de Curitiba - PR, porque sabemos que aqui nessa terra maravilhosa o clima não ajuda muito. Ter duas ou três datas mais ou menos livres para a sessão é uma dica bem valiosa. Em dias de chuva é bem complicado de fotografar e seu ensaio terá que ser remarcado.

Agora se o dia está nublado e com poucas nuvens no céu, e a previsão está dando menos de 50/60% de chances de chuva, aproveita que a luz desses dias é a mais bonita para fazer fotos. O céu vira um grande difusor de luz e você corre o risco de pegar alguns minutos de sol para dar aquele toque especial na sessão.

E a maquiagem, faço ou não faço?

Pode fazer sim uma maquiagem. Se o ensaio for de casal e se o seu companheiro(x) não se importar, um pozinho no rosto dele também não faz mal. A maioria dos fotógrafos não faz photoshop pesado nas fotos, mas sim pequenos retoques, então aquele realce nos olhos e o corretivo nas imperfeiçoes pode fazer uma boa diferença no resultado final das fotos.

Agora, não se esqueça de escolher uma maquiadora que esteja habituada com produções para fotografia porque o tipo e a intensidade do make up faz diferença na hora de "aparecer" nas fotos. Se você quiser algumas referências e mais dicas fala com a Mari Ramos, com certeza ela pode te ajudar!

ps: se você puder leve o batom para retoque.

ps2: nada de bronzeados a jato e afins pela primeira vez antes do ensaio.

ps3: unhas pintadas rendem fotos de detalhes maravilhosas ;)

Posso levar todo o meu guarda roupa para a sessão?

Eu sei que se pudesse você levaria tudo que tem em casa. E acredite eu fiz um ensaio que uma das bolsas era apenas de sapatos. Usamos 1 par porque o ensaio foi na praia.

Agora é a hora de acionar uma madrinha, de contratar um Personal Stylist ou de fazer um grupo de whatsapp com o fotógrafo e mandar o que você acha interessante para a sessão. Lembre de combinar peças e arrasar no look mesmo que não seja um desfile de moda 2 ou 3 looks é mais que o suficiente, até porque em muitos casos vocês vão se trocar no carro.

Vamos recapitular com algumas dicas extras?

Nós sabemos que vocês não posam para ensaios toda hora, então vamos relembrar umas coisinhas importantes. Looks com cores mais neutras ou então com cores sólidas que se complementem. Não é legal usar roupas muito estampadas. Vistam-se como se sentirem bem e de forma elegante.

É importante chegarmos na locação e clicarmos lá e nos arredores, para não desperdiçarmos tempo precioso de ensaio nos deslocando. Clicaremos em até 3 lugares, sendo todos próximos do cenário principal ou no caminho.

Não esqueça de beber bastante água no dia anterior para contribuir na hidratação da pele. Sabe aquela feijoada com os amigos? Não seria o mais recomendado pra fazer na véspera do ensaio, e uma boa noite de sono cai super bem!

Cuidado com itens cênicos (letreiros, balões, chapéus, suspensórios, etc), pois o exagero na sua utilização pode poluir as imagens (e eles podem acabar chamando mais atenção do que o casal, além de ficar brega). Lembre que esse ensaio tem que ser visto daqui a anos e ainda ser atual.

Amamos mascotes e bichinhos de estimação, porque eles dão um toque especial e inusitado para as composições, porém, se optar por levá-los, lembre-se de levar alguém para tomar conta deles no decorrer do ensaio. Leve também um pouco de ração e um pote para água.

Agora que você já sabe de tudo para o seu ensaio é só confiar no fotógrafo e curtir!

Nosso compromisso é proporcionar uma experiência agradável e divertida para vocês, de forma que nunca mais esqueçam o dia incrível. Bora? Tenho certeza que vocês vão adorar!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page